terça-feira, 3 de abril de 2012

A Cultura como instrumento de desenvolvimento social

Se a educação é o caminho para o desenvolvimento do país, assim como a saúde é uma necessidade diária de todos seres humanos, porque a cultura é deixada de lado, e, muitas vezes, transformada em mera festividade ou adoração governamental?
A cultura abrange o conteúdo de uma nação - de um país - . Nela está a perpetuação dos costumes, hábitos, as características mais fortes e comuns, bem como a grande diversidade e as peculiaridades. Cultura é enaltecimento, é valorização do todo e é o cuidado ao visualizar e identificar o indivíduo. Cultura é conhecimento, abrangência de significado e compreensão dos paradigmas. Cultura é o olhar refinado sobre a produção independente e própria do coletivo. Cultura é um grito de liberdade, uma pintura da realidade e o ato da comunidade. Cultura é vida, momento e, mesmo, quando estática, é veloz e rica.
Desta forma, a Cultura nada mais é que uma necessidade intrínseca do ser humano, assim como o direito à educação e à saúde. Da Cultura exala a criatividade, o pensamento crítico, o olhar compreensivo. Do que adianta, termos acesso à educação, se ficarmos fixados em livros que expressam o que devemos ser?! Temos que escolher o que queremos ser, o que queremos formar, o que queremos que componha nossa sociedade.
A Cultura permite a análise teórica, a liberdade de expressão, a integração social, o tempo do lazer, o aprimoramento dos conhecimentos da sala de aula, o esvaziamento do nada e a apropriação do conteúdo.
Sejamos mais honestos com nossa cultura. Sejamos mais sinceros com o Brasil e com os brasileiros, para que possamos promover e defender a nossa cultura brasileira. Tantas coisas belas são produzidas nas mais longínquas comunidades. Tudo isso é Brasil, é cultura, é nosso!
Enxergar esta realidade é dizer sim à uma tendência que toma conta de nossos bairros e que nos propõe um novo olhar sobre o desenvolvimento do país. As artes plásticas, o teatro, a música, o audiovisual, a gestão cultural... tomam conta do Brasil. Nossos jovens ascendem junto com este processo cultural. É oportunidade de crescimento, é valorização do que é nosso e, mais do que isso, é o empoderamento de nossas produções.
Não queremos espetáculos, queremos vivenciar o belo da criação. Queremos um show de emoção e o compartilhamento da sensação e do pensamento, pois a cultura não é tão somente uma tendência criativa de eclosão dos sentimentos de seus artistas e agentes, cultura é o movimento e o reflexo da sociedade, é o desenvolvimento desta e o cenário da sua realidade.
Prestigie quem produz cultura e valorize a cultura brasileira. Só assim estaremos valorizando o Brasil e perpetuando sua história. Isso é desenvolvimento!

5 comentários:

  1. "Se a educação é o caminho para o desenvolvimento do país, assim como a saúde é uma necessidade diária de todos os seres humanos, porque a cultura é deixada de lado, e, muitas vezes, transformada em mera festividade ou adoração governamental?"

    Esta uma pergunta a ser feita diretamente àqueles que reprocessam a cultura (dizer que "fazem cultura" é inadequado) e se permitem ser manipulados por governos em quaisquer níveis, fingindo "inocência" ou abertamente se colocando a serviço daqueles que exercem o poder em determinado período. É de se questionar se este tipo de agente cultural não utiliza sua condição tão-somente a fim de conseguir favores e benesses.

    ResponderExcluir
  2. "Cultura é vida, momento e, mesmo, quando estática, é veloz e rica."

    A cultura é sempre dinâmica, visto que sempre há algum agente reprocessando-a, ressignificando-a e modificando seu conteúdo. Mesmo culturas milenares como a indiana e chinesa tem um dinamismo interno, o qual difere do nosso olhar ocidental-cristão, que tende a recorrer a estereótipos.

    ResponderExcluir
  3. "Do que adianta, termos acesso à educação, se ficarmos fixados em livros que expressam o que devemos ser?! Temos que escolher o que queremos ser, o que queremos formar, o que queremos que componha nossa sociedade."

    Tais livros justamente expressam condicionamentos culturais cuja aceitação por parte do povo é de interesse do governo federal, refletindo determinadas razões de Estado que intencionalmente não são deixadas claras para este mesmo povo e que refletem a manutenção de dado status quo e do controle de uma determinada elite sobre os destinos de país.

    ResponderExcluir
  4. "A Cultura permite a análise teórica, a liberdade de expressão, a integração social, o tempo do lazer, o aprimoramento dos conhecimentos da sala de aula, o esvaziamento do nada e a apropriação do conteúdo."

    Em países como a extinta União Soviética e China Comunista, regidos por governos totalitários, a cultura foi manipulada de tal modo pelos respectivos governos centrais de modo à justamente privar os indivíduos da capacidade de análise crítica e tolher ao máximo sua liberdade de expressão, visto que a cultura é um produto do ser humano, e, portanto, passível de ser desvirtuada por outros seres humanos.



    "Sejamos mais honestos com nossa cultura. Sejamos mais sinceros com o Brasil e com os brasileiros, para que possamos promover e defender a nossa cultura brasileira. Tantas coisas belas são produzidas nas mais longínquas comunidades. Tudo isso é Brasil, é cultura, é nosso!"

    E justamente é esta cultura das mais longínquas comunidades é que têm sido esquecida ou sufocada em nome dos ditames de mercado e das razões de Estado!



    "Prestigie quem produz cultura e valorize a cultura brasileira. Só assim estaremos valorizando o Brasil e perpetuando sua história. Isso é desenvolvimento!"

    Devemos nos manter atentos à gestão cultural realizada pelos municípios, Estado e União. Majoritariamente, a liberação de verbas para àqueles que "produzem" cultura, infelizmente, tem sido realizada de modo a apoiar determinados grupos ou indivíduos cujo "produto", digamos assim, refletem uma estética e uma ética dissociada das reais práticas culturais do povo brasileiro. Acredito que é um reducionismo perverso a expressão "cultura brasileira", afinal quem define o que é cultura em um país extenso e de tantas variantes étnicas como o Brasil? Seria mais apropriado falarmos em um "fundo cultural comum"!

    ResponderExcluir
  5. Concordo quando afirmas que determinados recursos públicos não são realmente direcionados aos verdadeiros produtores de cultura e sim aos agentes que de alguma forma fazem a manutenção dessa indústria cultural ou então reafirmam princípios governamentais.
    Mas quando cito cultura brasileira, estou realmente abrangendo todas as manifestações culturais do país - sejam estas de cunho popular ou erudita -. Esse é um termo utilizado pela Gestão Cultural para trabalhar as manifestações, os bens e os patrimônios sem exclusão, inclusive.

    ResponderExcluir