quinta-feira, 19 de julho de 2012

Status: Liberdade OFF



Vivemos permeados de convicções, histórias de lutas e revoluções, movimentos de classe e estudantis. Na prática, encontramos um país ainda sem tréguas, onde jovens caminhando nas ruas após às dez horas da noite são “marginais”, manifestantes são definidos como “vândalos” e homossexuais são espancados.
Questiono-me diariamente sobre esta espécie de liberdade fictícia que possuímos, direitos que não são cumpridos, deveres que são cobrados com intolerância e abuso de poder e o tal ensino da repressão.
A mudança passa por um processo de conscientização e cidadania, baseado na educação e na transformação cultural do Brasil. Aspectos sociais incluem o rumo, mas é inegável a necessidade latente de conhecimento da cultura. Abrir a mente, literalmente falando. Compreender que sair às ruas requisitando direitos, qualidade de vida e educação é um processo normal, nada careta e muito menos próprio “dos rebeldes sem causa”.
Sejamos mais convictos e livres de preconceito. Liberdade de expressão é muito mais que emitir uma crítica no facebook, é ter a liberdade de ir e vir, falar, pensar e refletir sobre o que queremos, como queremos, é expor esta intenção, este ideal. É sair às ruas gritando por melhorias, é lutar, ou simplesmente, caminhar. Liberdade é possuir uma impressa livre, uma sociedade que não reprima mulheres, crianças, jovens e, muito menos, os homossexuais e negros.
Que a liberdade esteja presente no seu sentido literal nos espíritos de todos os brasileiros, para que a liberdade social e de expressão seja conquistada na sua totalidade e que nossos manifestantes passem a ser simplesmente nossos manifestantes. Vamos romper os clichês, idealizar o futuro e gritar a independência de nossos pensamentos e anseios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário