sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Publicidade e a Imagem Feminina *

Os anúncios publicitários brasileiros adoram usar a imagem feminina como propagação e comprovação de seus produtos. Eles fabricam uma imagem da mulher brasileira, que na maioria das vezes, não condiz à realidade.

Os produtos de beleza, vestiário, higiene e até as bebidas (refrigerantes, cervejas, etc.) utilizam mulheres bonitas e sensuais para divulgarem sua qualidade e socializarem seus produtos para as residências brasileiras. Essas mulheres são as “gostosas” que mexem profundamente com a mente masculina e por isso, quando aparecem em anúncios da Kaiser, Kuat ou Brahma, estão criando uma relação de uso e poder, como se todo homem que bebe Kaiser fosse enamorar-se com mulheres desse “padrão”. Ou então, nas propagandas de roupas, sapatos, produtos de beleza e higiene a aparição de mulheres bonitas que aparentam sedução, tornando esses produtos atrativos para todas as mulheres brasileiras devido ao fato de promover beleza e assim aumentar a auto estima.

Pode-se dizer então, que a publicidade cria uma ligação entre a mulher e as possibilidades de conquistá-la ou a facilitação da conquista feita por ela mesma. Portanto, percebe-se que há uma inter-relação entre desejo e amor, sendo que o objetivo é simplesmente “vender”. Vender muito! Isso significa que essa ligação apaixonada com a mulher, mexe com a imaginação dos homens e, ao mesmo tempo com a vaidade das mulheres. O resultado é o melhor possível para os publicitários.

No entanto, nem sempre a imagem feminina é usada de forma negativa ou estereotipada, pelo contrário, há também a mulher numa visão meiga, delicada e cuidadosa, normalmente na forma de uma “mãe”. Como podemos observar atualmente, na propaganda televisa da Coca-cola.

Com isso, pode-se afirmar que a mulher seja na visão de mulher desejável ou como mãe de família é o caminho para a divulgação de certos produtos. A meu ver, isso se deve ao fato do aumento da presença feminina no Mundo em que vivemos, num sentido de trabalho e também de igualdade entre os sexos. Promovendo a idéia de que as mulheres devem se sentir bonitas e tentar alcançar essa beleza, podendo também, desejar e conquistar da mesma forma que os homens, sem perder a feminilidade que as distancia do ser masculino e as afirma como chefes de família e de Estado, por que não? Essa é a receita da publicidade brasileira.



* redação de aula. achei interessante e postei aqui também, afinal é o que penso. abração!

Um comentário:

  1. Belo texto, adorei. Concordo com o dito, é interessante alguém tão nova com tanto conhecimento.

    ResponderExcluir