quinta-feira, 22 de outubro de 2009

...Sobre o totalitarismo...

Questão de aula...

Comente: “A partir do momento em que alguma organização institucional, política, sindical, religiosa ou de qualquer outra natureza afirma ser a portadora da verdade, as outras correntes estarão automaticamente excluídas. É o caminho para o totalitarismo (...) [José Arbex Jr.]

Comentário:

Quando citamos um regime totalitário, estamos exemplificando exatamente o trecho anterior, do José Arbex Jr, que se refere perfeitamente bem a esse tipo de sistema, enfatizando que quando há convergência plena em uma sociedade e/ou quando se há um líder “dono da verdade”, o único resultado é um regime totalitário.
Atualmente, vivemos no século XXI, que é rodeado de informação, tentativas culturais, ações globalizadas e desenvolvimento. Nem parece que esse nosso mundo informacional é o mesmo mundo que sediou tantos regimes totalitários, como o Nazismo e o Fascismo. E ainda mais, nem parece que ainda nesse mundo atual, exista regimes totalitários, ou então, formação destes.
Hoje, através das “tribos sociais” temos a plena certeza de que as pessoas têm pensamentos e gostos parecidos, mas mesmo assim, compreendemos que não pensam exatamente iguais. Cada individuo tem a sua opinião e a sua contribuição social. A seqüência de um pensamento ou a afirmação de uma única verdade leva a mesmice, leva a desigualdade... Retira o livre arbítrio das pessoas.
Quando se tem um líder que se diz ser o dono da verdade, a meu ver, este ser, se quer é realmente um líder. Pois, alguém que necessita retirar a liberdade de expressão de outra, para afirmar a sua é totalmente incapaz de realizar qualquer ato governamental. Por isso, afirmo que por mais árduo que sejam os caminhos democráticos, estes são os únicos até o momento “certos”. Não se há mais o que esperar de sistemas ditatoriais, totalitários. Se é que algum dia teve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário