domingo, 2 de janeiro de 2011

Emoção ou Razão?

Já dizia Érico Veríssimo: O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença. Mas que verdade! Afinal nossos intensos sentimentos terminam em ódio, demorando para se tornarem indiferença e só então, comprovando, para nós, meros seres humanos, que apesar de toda a racionalidade que possuímos - a qual nos distingue de outros seres vivos - somos gerados e movidos pelos impulsos emocionais.
Acredito que um dos maiores questionamentos da vida envolva a emoção humana, pois somente ela é capaz de movimentar e esquentar nosso sangue, despertanto os melhores sentimentos e os piores também.
Na semana que passou falava com meu colega e amigo Charles Scholl sobre as dificuldades sentimentais que as pessoas passam durante a vida. Na realidade, falavámos de "fossa".
Pensando melhor, em outro momento, reconheci que por trás da razão humana está o verdadeiro instinto, que nos acompanha desde os "homens da caverna". Muitas vezes, nossos avanços sociais e tecnológicos esquecem que somos dotados de necessidades, as quais são exploradas pela emoção, através de sentimentos, como amor e amizade e até pela necessidade de consumo.
Tão complexo somos nós, seres tão desenvolvidos, repletos de razão, mas eternamente, impulsionados por sentimentos e ações à flor da pele! Esta é a realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário