quinta-feira, 10 de novembro de 2011

II Conferência Municipal de Juventude: Cidadania, participação e decisão! Por Cacau Maciel.



A II Conferência Municipal de Juventude marcou a história, não somente pela iniciativa, mas pela união e vontade de todos que contribuíram para a sua realização. Foram representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, entidades, sociedade civil, juventudes partidárias (PT, PSB, PTB e PDT), equipes diretivas, alunos, jovens. Meses de trabalho, muitas reuniões, prés-conferências, a II Conferência de Juventude e muito mais virá.
Os jovens de Esteio ganharam voz e se posicionaram, solicitaram o que desejam e divulgaram os problemas que possuem. Em todas as prés-conferências e novamente na II Conferência, foi unânime, os jovens querem: qualificação profissional, Escola técnica, agências de emprego e/ou centros que os direcione para o primeiro emprego, ou então, para uma vaga de estágio, espaços culturais mais ecléticos, aumento dos estabelecimentos de convivência social, como shoppings, acessibilidade digital, democratização da comunicação, maior divulgação do que é disponibilizado para a juventude pelo Poder Público, ensino escolar mais didático e tecnológico, maior participação social, reinserção dos alunos no ensino escolar, e tantas outras demandas da juventude e aquelas que generalizam todos os cidadãos esteienses: melhoria do transporte coletivo e da saúde.
O mais importante é que ficou claro que os jovens esteienses querem e sabem discutir sobre cidadania, política, educação, cultura, trabalho, etc. Demonstrou-se na construção desta II Conferência um único objetivo: a promoção de políticas públicas para a juventude, e o melhor, todos entenderam e aderiram esta campanha, afirmando a necessidade de olharmos mais para a juventude de Esteio e percebermos suas vontades, decisões e invocações.
Muitos dizem que os jovens são o futuro, mas para sermos, merecemos espaço agora, para construirmos os alicerces de amanhã! Já conquistamos a Conferência, o próximo passo, será a criação de um Conselho de Juventude!



Nenhum comentário:

Postar um comentário