quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Juventude: o resultado da II Conferência Estadual, a vitória, os desafios e os agradecimentos, por Cacau Maciel.



A II Conferência Estadual de Juventude refletiu a intensa movimentação dos diversos grupos de juventude do Estado, e mais, demonstrou as lutas dos Municípios, assemelhando dificuldades, discutindo êxitos e propiciando metas coletivas. Desta forma, a Conferência pode-se caracterizar pela pluralidade participativa e pela democratização da aprovação das propostas prioritárias dos grupos de trabalho.
O sucesso do evento, nada mais é, que um reflexo da necessidade de expressão da juventude — a busca pela afirmação desta parcela da população —. Obviamente, uma conseqüência da aclamação por novas alternativas de trabalho e lazer, bem como acesso à cultura e à educação e um novo olhar sobre a juventude rural.
Há muito para se avançar e as metas são desafiantes, todavia, os primeiros passos já foram dados e a formação dos jovens que chegaram à Conferência Estadual foi o resultado do sucesso das atividades das Conferências Municipais. O que comprova o empenho dos governos em nível municipal, estadual e federal, bem como a vontade, a articulação e a afirmação dos jovens.
Considero-me parte desta construção e me orgulho de participar de um projeto democrático que visa a promoção de políticas públicas para a juventude e a abertura de diálogo para os jovens. Vivemos um momento único e devemos valorizar esta construção, visto que os jovens possuem um especial protagonismo, o qual apenas necessita de espaço para se concretizar.
Saliento minha participação como delegada eleita para a II Conferência Nacional de Juventude, minha intensa felicidade em representar Esteio, e conseqüentemente, todos os jovens esteienses que expressaram seus desejos e anseios nas prés-conferências municipais e na II Conferência Municipal de Juventude. Agradeço com a mesma intensa felicidade aos meus colegas de organização municipal, à Coordenadoria Municipal de Juventude, à JSB, à JPTB e ao Deputado Estadual Catarina Paladini, os quais contribuíram para esta nossa vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário